segunda-feira, 1 de setembro de 2008

1º dia de B-R-Ó - BRÓ

De passagem pelo Rio de Janeiro, num dia de calor, ouvi uma carioca reclamar do clima. Eu disse a ela que, em Teresina, a gente passava por aquilo todos os dias. Normal. A moça então me indagou: “Nossa! E como vocês se vestem lá?” Olha só a audácia dela! Depois de uma gargalhada, respondi que a gente se veste como eles lá, ora bolas! Clima e moda globalizados, ok?


E foi lembrando dessa história, pensando num tema para uma crônica sobre Teresina, que, numa tarde de calor (óbvio) e por causa dele, divaguei sobre a condição calorosa da nossa cidade.


Calor, segundo nosso amigo Aurélio, ele mesmo, o dicionário, aquele também chamado de “Pai dos Burros”, que dá conta de quase tudo nessa língua que falamos, pois bem... calor, pro Aurélio, significa:

1. sensação que se experimenta, em ambiente aquecido (pelo Sol ou artificialmente), ou junto de um objeto quente e/ou que aquece;

2. animação, vivacidade;

3. afabilidade, cordialidade;

4. sentimento de estima e/ou solidariedade.


Sendo assim, nos meus devaneios, frente ao vai e vem do ventilador, me abanando de vez em quando, eis que me encontro entrelaçando idéias, fazendo conexões, e: Teresina é puro calor, em todos os sentidos!


Calor quase infernal, cada dia pior, a menos que você se jogue na frente de um split o dia inteiro. O calor inquieta, aperreia, gruda, escorre, deixa tonto, o calor irrita, amolece os miolos e o corpo, desencoraja... Sobretudo no famoso período do B-R-Ó BRÓ (setembro, outubro, novembro e dezembro).


No entanto, pra esse calor, a gente até que dá um jeito. Ar-condicionado em casa, no trabalho, na aula, no médico, no carro, até rua climatizada a gente tem! Além disso, a cerveja é tinindo, e a Coca-Cola estupidamente gelada.


Mas quando falo da condição calorosa da nossa terra, Teresina, me refiro também e, principalmente, ao nosso povo, a gente! Gente quente, animada, simpática, viva, solidária, cordial, enérgica, que faz e acontece. Calor humano. Calor que recebe bem, que abraça, beija, cheira, aperta.


Em Teresina faz, e muito, calor! Mas pra esse último... sem truques para driblar esse calor, certo? Pelo contrário, aonde vai o teresinense leva essa alegria. E quem vem pra cá, se encanta. Desde que nem ouse reclamar do calor, a gente não gosta!


Contudo, sempre tem um engraçadinho pra fazer piadas do nosso clima. Eu, na verdade, nunca fiz o teste, mas o povo comenta que dá pra fritar um ovo na Av. Frei Serafim no pico do meio-dia. E ainda não vi, mas dizem que os cachorros estão andando de skates por causa do asfalto quente.

2 comentários:

Sanmya disse...

ain, ain
vamos morrer fritadas =~~

oseguinte disse...

tô doida pra ver um cachorro de skate, caran!
=D